Um exemplo seria o filme Chocolat (2000, Miramax) "que se passa numa pequena cidade provinciana da França, em meados dos anos 50. Lá pela metade do filme, o prefeito da cidade distribui notificações proibindo qualquer um de comer qualquer coisa além de pão e chá fraco durante a Quaresma (o que, é claro, coincide com a abertura da nova chocolateria). Quase ri quando mostraram um close da notícia. A manchete estava escrita em ITC Benguiat, um tipo lançado em 1978 e muito popular nos anos 80."

E em Dead Men Don't Wear Plaid (1982, Universal Pictures) que se passa na década de 40, "uma cuidadosa atenção foi reservada aos detalhes. Contrataram inclusive a veterana designer de moda de Hollywood, Edith head (trabalho pelo qual ela ganhou um Oscar depois) e criaram cenários e iluminação para mesclar a métrica existente dos filmes clássicos. O filme recebeu vários elogios por essa atenção aos detalhes, mas com certeza ninguém mencionou o uso da Blippo, um tipo pop-art dos anos 70, no panfleto do cruzeiro."

O artigo original (em inglês) contém outros exemplos muito interessantes. Se você não é familiarizado com o idioma, leia traduzido no site ww.grito.com.br.
Oi!
ReplyDeleteMinúncias que ajudam um filme (sendo ele já bom, claro)a ficar impecável né?!
Bacana o artigo!
Beijos!
Interessante o artigo!
ReplyDeleteFaz todo sentido. Certa vez tive que fazer o logotipo de uma padaria centenária aqui de São Paulo. Tomei o cuidado de pesquisar as fontes e suas épocas, justamente para não cair no mesmo equívoco.